Evento comemora os 33 anos do Código de Defesa do Consumidor, e destaca desafios e avanços - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Evento comemora os 33 anos do Código de Defesa do Consumidor, e destaca desafios e avanços

Na última segunda-feira (11/09), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) promoveu a Comemoração dos 33 anos do Código de Defesa do Consumidor, um evento que reuniu representantes de órgãos de defesa do consumidor, advogados de renome, professores e especialistas para discutir os desafios e avanços na proteção do consumidor contemporâneo.

O evento, organizado pela Comissão de Direito do Consumidor da Seccional, contou com palestras e painéis que abordaram temas cruciais no contexto atual. Entre os tópicos em destaque estavam “Vida Digital e Proteção do Consumidor: Principais Desafios,” “O Consumidor na Internet: Comércio Eletrônico de Consumo,” e “O Consumidor Contemporâneo: Aspectos Materiais e Processuais.”

_MVS0030

A cerimônia de abertura reuniu o presidente da OAB/DF, Délio Lins Silva Jr; Vitor Hugo Ferreira, coordenador-geral de Estudos e Monitoramento de Mercado da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON); Marcelo Nascimento, diretor-geral do PROCON; Walter Moura, presidente da Comissão Especial do Direito do Consumidor do Conselho Federal da OAB (CFOAB); Simone Magalhães; Aline Torres, presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/DF; João Pero Leite Barros, vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/DF; Cristina Alves, secretária-geral da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/DF; e Débora Maranhão, secretária-geral adjunta da Comissão.

A presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Aline Torres, enfatizou a relevância do evento, destacando que “além de celebrar os 33 anos do código, proporciona a atualização da comunidade jurídica, a troca de experiências sobre as relações de consumo e permite reflexões e debates sobre as ações necessárias para o futuro da advocacia consumerista.”

Palestra de abertura

A palestra de abertura, que tratou do tema “Vida Digital e Proteção do Consumidor: Principais Desafios,” foi ministrada pela professora pós-doutora em Direito do Consumidor e juíza de direito do TJDFT, Marília e Ávila e Silva Sampaio.

O Consumidor na internet: comércio eletrônico de consumo

O painel seguinte, foi presidido por Vanessa Letícia Souza, presidente da Comissão de Direito do Consumidor da Subseção do Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Way. O painel contou com a mediação do advogado e empresário, Dr. Vitor Naegele, e teve como palestrantes João Pedro Barros e Débora Maranhão.

Na ocasião, João Pedro Leite Barros enfatizou que “a informação é a medida da compreensão do consumidor, isto é, o efetivo cumprimento pelo fornecedor do dever de informar pressupõe necessariamente à plena assimilação das informações transmitidas ao consumidor.”

O consumidor contemporâneo. Aspectos materiais e processuais

Por fim, a última palestra do dia foi compartilhada pela secretária-geral adjunta da Seccional, Roberta Queiroz, e pela presidente da Comissão de Direito do Consumidor do Piauí, Maria Heloisa Baros. O painel foi presidido pelo membro da Comissão de Direito do Consumidor, Lucas Sérvio, e mediado pelo presidente da Comissão de Direito do Consumidor de Pernambuco, Floriano Teixeira, além do membro consultor da Comissão especial de defesa do consumidor do CFOAB, Leonardo Henrique Roscoe Bessa.

_MVS1539

Veja as fotos do evento.

Comunicação OAB/DF — Jornalismo