Nota de pesar pelo falecimento da advogada Dora Lúcia de Lima Bertulio - OAB DF

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal

Nota de pesar pelo falecimento da advogada Dora Lúcia de Lima Bertulio

As diretorias da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) lamentam o falecimento da advogada Dora Lúcia de Lima Bertulio, uma grande mulher, incansável defensora da igualdade e da justiça.

Filha de um operário sindicalista, Dora Lúcia trilhou um caminho de muitas lutas e conquistas. Foi uma das poucas estudantes negras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no final da década de 1960, onde se graduou em Direito em 1975. Sua trajetória na advocacia começou em 1980, na OAB Paraná, onde se destacou por sua atuação em prol dos direitos humanos, especialmente das mulheres e da população carcerária, como membro da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (CEVIGE) e da Comissão de Estabelecimentos Prisionais da OAB Paraná.

Após 30 anos, Dora Lúcia retornou à sua universidade, agora como procuradora-chefe da Instituição. Nesta função, iniciou a nobre missão de dar respaldo jurídico a um sistema de cotas raciais para a entrada de novos estudantes, sendo uma das protagonistas da implementação desta importante política de ação afirmativa na UFPR.

Sua atuação em prol da igualdade racial a levou a integrar a Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados, com a finalidade de avaliar e propor estratégias normativas para o aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no país.

Dora Lúcia também atuou como procuradora da Fundação Cultural Palmares entre 2009 e 2016, onde trabalhou na promoção e defesa da cultura afro-brasileira.

Seu trabalho e dedicação foram reconhecidos com diversas homenagens, como a de Personalidade Afro-Paranaense pelo Governo do Estado do Paraná e o título de cidadã honorária da Câmara Municipal de Curitiba, por unanimidade.

Em 2023, a AGU a homenageou durante o lançamento do Programa Esperança Garcia, ação que possibilita que pessoas negras graduadas em Direito se preparem para os concursos públicos das carreiras da advocacia pública.

Dora Lúcia de Lima Bertulio deixa um legado de luta, perseverança e amor ao próximo. Sua trajetória inspira a todos que acreditam em um Brasil mais justo e igualitário.

O velório dela será na Capela 4 do Cemitério Jardim da Saudade (R. João Bettega, 999 – Portão – Curitiba), a partir das 9h de sábado (15/2). O sepultamento será no mesmo local, às 13h.

Neste momento difícil e delicado, a OAB/DF e a CAADF se solidarizam e desejam força, coragem e muita união aos familiares e amigos(as).

Diretoria da OAB/DF
Diretoria da CAADF

Deixe um comentário