Nota de pesar pelo falecimento do advogado e professor Ronaldo Rebello de Britto Poletti - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Nota de pesar pelo falecimento do advogado e professor Ronaldo Rebello de Britto Poletti

As diretorias da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) lamentam o falecimento do advogado Ronaldo Rebello de Britto Poletti.

Além da função de advogado, Ronaldo Poletti atuou também como escritor, jurista, filósofo do direito e professor. Foi professor e diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília.

Sua trajetória profissional foi marcada por uma dedicação incansável ao serviço público e ao ensino, deixando um legado em diversas áreas do Direito.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, mestre e doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Ronaldo foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e da União dos Romanistas Brasileiros (URBS); professor Emérito da Escola da Magistratura Federal da Primeira Região; presidente do Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF); procurador de Justiça do Estado de São Paulo e consultor Jurídico dos Ministérios da Justiça e da Aeronáutica.

Professor Ronaldo recebeu diversas condecorações ao longo de sua carreira, incluindo a Ordem do Rio Branco, Medalha Mérito Santos Dumont, Ordem do Mérito Aeronáutico, Ordem Nacional do Mérito Educativo, Ordem do Mérito das Forças Armadas e Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes”.

Sua contribuição abrange centenas de artigos, trabalhos, livros e atas de congressos, com destaque para títulos como “Introdução ao Direito”, “Conceito Jurídico de Império” e “Elementos de Direito Romano Público e Privado”. Além disso, contribuiu com diversos trabalhos sobre teoria do Direito, liberalismo, formação política e jurídica do Brasil, direito romano e outros temas.

Neste momento difícil e delicado, a OAB/DF e a CAADF se solidarizam e desejam força, coragem e muita união aos familiares e amigos(as).

Diretoria da OAB/DF
Diretoria da CAADF