
“O Senhor nos fala para estarmos preparados para o encontro, mas a morte é um encontro: é Ele quem vem nos encontrar, é Ele quem vem nos pegar pela mão e nos levar até Ele.”
“Senhor, prepara meu coração para morrer bem, para morrer em paz, para morrer com esperança.”
Papa Francisco
*1936 + 2025
A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a
Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) manifestam seu mais profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido em 21 de abril de 2025.
Papa Francisco será lembrado não apenas como líder espiritual de milhões de católicos ao redor do mundo, mas também como um incansável defensor dos direitos humanos, da justiça social, da dignidade da pessoa humana e do diálogo inter-religioso.
Durante seu pontificado, abriu caminhos de escuta e aproximação entre diferentes tradições de fé, reafirmando valores essenciais à convivência civilizada e à construção de pontes entre culturas, religiões e povos.
Suas palavras e gestos ecoaram como um chamado universal à responsabilidade moral, à promoção da paz e à defesa incondicional da dignidade humana — princípios que também orientam a advocacia na preservação do Estado Democrático de Direito.
A OAB/DF e a CAADF se solidarizam com a Igreja Católica no Brasil, com os fiéis da Arquidiocese de Brasília e com todos aqueles que, independentemente de crença, reconhecem no Papa Francisco um exemplo de humildade, firmeza e compromisso ético com a humanidade.
Que sua memória inspire, de forma perene, a luta pela liberdade religiosa, pela tolerância, pelo respeito à diversidade e pela justiça social.
Brasília, 21 de abril de 2025
Diretoria da OAB/DF
Diretoria da CAADF