207 novos advogados prestam juramento em quatro solenidades da OAB/DF

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou quatro cerimônias nesta semana, nos dias 17 e 18 de abril, para receber 207 novos advogados que prestaram o juramento da advocacia e receberam suas carteiras.

Durante as solenidades, os novos profissionais assumiram o compromisso de seguir o Código de Ética e Disciplina da OAB e respeitar os princípios da moralidade, honestidade, lealdade e dignidade profissional, demonstrando sua dedicação e responsabilidade com a prática da advocacia.

Cerimônias do dia 17 de abril:

Solenidade da manhã

Na primeira celebração , a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, discursou sobre a importância de valorizarmos nossa trajetória e jornada até o momento presente: “Se orgulhe da sua trajetória, e da sua jornada. É muito importante você olhar o caminho de hoje, para a carteira que você tem em mãos, e reconhecer tudo que aconteceu para chegar até aqui. Se não nos orgulhamos da nossa jornada, ninguém fará isso por nós e só a gente sabe o que a gente passou para chegar até aqui. E esse reconhecimento transforma tudo, que transforma nossa vida hoje. O dia encerra uma trajetória e uma nova caminhada que está por vir”, ressaltou Lenda.

O orador da turma, Matheus Silva Ribeiro, em seu pronunciamento, pontuou sobre os valores que norteiam a advocacia, expressando que a carteira da Ordem é um “símbolo que representa o resultado de toda a nossa dedicação, esforço e comprometimento com a justiça e com a ética profissional. Caminhar para o futuro inevitavelmente leva a uma reflexão sobre o tempo que passou e a jornada pelo direito que percorremos”, disse.

O tesoureiro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Leonardo Campos, paraninfo da turma, enfatizou a importância da Ordem para a sociedade. “Tenham este juramento como um ensinamento de cabeceira. Ao acordar e levantar para mais um dia de trabalho, lembrem-se deste compromisso com a sociedade brasileira. Hoje, os senhores ingressam na instituição mais importante da sociedade civil, a Ordem dos Advogados. E este juramento nos faz acreditar nessa instituição tão importante, porque além de falar por nós, a Ordem dos Advogados do Brasil tem a missão de falar em nome da sociedade.”

Solenidade da tarde

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, disse no evento da tarde: “Estamos vivendo um momento em que se defende a liberdade, a democracia, a força, a dignidade e a perseverança. Eu gostaria de desejar a todos que busquem a felicidade, agora que assumem grandes e novas responsabilidades que antes não tinham. Que a cada dia vocês possam buscar a felicidade”, disse o presidente.

Arisvaldo Marinho Cunha, orador da turma, destacou a importância da advocacia. “É uma honra fazer parte de uma profissão tão nobre, que constrói, assegura e mantém a dignidade humana. A advocacia é, sem dúvida, um ofício digno. A escolha desta profissão demanda comprometimento com a ética, com a defesa da constituição, com a manutenção da ordem jurídica e do Estado Democrático, com a preservação dos direitos humanos, com a justiça social, com uma adequada e equânime aplicação das leis, com uma nobre e efetiva administração da justiça e com um adequado aperfeiçoamento das instituições jurídicas.” declarou.

Durante sua fala como paraninfo da turma, o presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, disse: “Parabenizo todos os colegas que ingressaram na OAB, e lembro que a liberdade e a busca da felicidade são fundamentais para a advocacia. Acredito que todos nascemos iguais e temos direito à vida e à liberdade, e como advogados, nos tornamos sacerdotes do estado democrático. A advocacia nem sempre foi compreendida em sua grandeza, mas é fundamental para garantir a legalidade e a justiça em nossa sociedade,” pontuou.

Confira as fotos da manhã/tarde

Fotos: Roberto Rodrigues

Cerimônias do dia 18 de abril:

Solenidade da manhã

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, apontou que a Ordem “é a Casa da Liberdade, e da democracia, onde protegemos a todos: a advocacia, a sociedade e, acima de tudo, buscamos fazer o bem todos os dias, com os erros e acertos que fazem parte da vida. Sempre buscando fazer algo positivo e essencial à administração da Justiça, e  a partir de hoje, vocês terão que ter pernas mais firmes, pois as coisas podem acontecer muito rápido e vocês precisarão estar prontos para resolver aquilo que for colocado em suas mãos. Para o que vocês precisarem, a Casa estará disponível durante todos os 365 dias do ano,” afirmou Délio.

Na ocasião, Diana Cristina Miranda, oradora da turma, expressou sua alegria e o papel essencial do recebimento de sua carteira. “Nesse dia, iniciamos nossa jornada focados em uma área específica do direito, aprimorando sempre nossos conhecimentos e habilidades para oferecer o melhor serviço possível aos nossos clientes, contribuindo para o desenvolvimento do nosso sistema jurídico e para a construção de um Brasil mais justo e solidário. É um momento para agradecer a todos os parentes, amigos e professores de cursos que nos apoiaram, de forma direta e indireta, a sermos bem-sucedidos nesse exame da ordem.”

Já em sua fala, o presidente da OAB/GO, Rafael Lara Martins, afirmou: “Hoje é o primeiro dia do resto de suas vidas, e vocês têm um compromisso com toda a advocacia. Vocês não têm mais o direito absoluto de individualizar suas condutas, pois tudo o que vocês fizerem terá repercussões para toda uma classe. Gostaria de parabenizá-los e lembrá-los que, para chegar até aqui, cumpriram cinco requisitos necessários: ser Bacharel em Direito, ser aprovado no exame da Ordem, cumprir os requisitos objetivos para sua inscrição como advogado, cumprir os requisitos subjetivos e prestar o compromisso,” ressaltou.

Solenidade da tarde

No evento de entrega das carteiras da tarde, Paulo Maurício, secretário-geral da OAB/DF, ressaltou a importância da persistência na jornada como advogado. “Tenham paciência para entender que nossa carreira é uma maratona de 100 quilômetros, não uma corrida de 100 metros. Vocês não terão sucesso imediato, mas quem souber investir e administrar bem sua carreira e formação, poderá colher grandes frutos na vida pessoal e profissional.”

O orador da turma de novos advogados, Marcelo Ferreira de Sousa Junior, reforçou a importância dos novos advogados encararem sua profissão com orgulho e responsabilidade. “Hoje, estamos dando um passo importante em nossas carreiras profissionais. A partir de agora, somos responsáveis por defender os direitos e interesses de nossos clientes, lutando pela justiça e equidade em nossa sociedade. A advocacia exige estudo, ética, dedicação e comprometimento com a justiça e os jurisdicionados. Recebemos nossas carteiras com orgulho e responsabilidade e seguiremos firmes em nossas missões,” salientou.

A presidente da OAB/MT, Gisela Cardoso, paraninfa na ocasião, lembrou aos advogados que “as carteiras representam mais do que uma simples identificação. A advocacia é uma profissão indispensável à administração da justiça e, quando violada em seus atos, precisa ser limitada pelos limites da lei. É isso que eu quero transmitir a vocês hoje. E é isso que vocês devem lembrar todos os dias ao exercerem sua profissão”.

Veja as fotos da manhã/tarde

Fotos: Roberto Rodrigues

Comunicação OAB/DF — Jornalismo