“A OAB/DF tem sido uma parceira extraordinária”, afirma coordenador de TI do CFOAB, Paulo Brincas

Nesta quarta-feira (21/09), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) recebeu a visita do conselheiro federal pela OAB-SC e coordenador de Tecnologia e Inovação do Conselho Federal (CFOAB), Paulo Brincas, que foi recepcionado pela vice-presidente, Lenda Tariana, pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Fernando Abdala, pelo diretor administrativo, Gustavo Farias e pelo coordenador de TI, João Batista.

O encontro teve a finalidade de apresentar, em detalhes, os sistemas que a OAB/DF implantou para digitalizar a Casa e estabelecer um novo patamar tecnológico.

Na ocasião, Fernando Abdala demonstrou a Paulo Brincas todos os sistemas disponíveis e conversou sobre projetos em andamento que objetivam melhorar ainda mais o atendimento à advocacia. “Apresentamos o CAVA, o Sistema virtual Advocacia e todos os demais que digitalizamos na OAB, especialmente os de atendimento por meio do WhatsApp, do balcão virtual e da central telefônica.”

Ainda no contexto do encontro, Abdala destaca outra inovação por meio do sistema de ligação com a Receita Federal. “Hoje a gente entrega processos da Comissão de Sociedade de Advogados em menos de uma semana, com inscrição e CNPJ já registrados na Receita Federal. Antes, isso demorava em torno de 40 dias. Apresentamos, ainda, o Sistema da Comissão de Seleção, pelo qual os novos advogados que pedem inscrição na OAB não precisam mais se deslocar, a não ser para fazer a biometria, pois todo o restante do procedimento é feito online. Apresentamos a central de serviços OAB/DF Digital, que também tornou o relacionamento com o advogado totalmente virtual.”

O diretor de Tecnologia abordou, também, a carteira digital do advogado e o projeto Carreiras TEC. “A carteira digital do advogado foi uma iniciativa nossa e que o Conselho Federal realizou. Aos novos advogados e advogadas, a OAB/DF também se atenta a oferecer um encaminhamento por meio do Carreiras TEC, que é um projeto de formação em carreiras relacionadas à tecnologia e ao Direito.”

Sobre as eleições, Fernando Abdala apresentou um relatório que demonstrou o sucesso da primeira eleição pela internet, totalmente segura e rápida. “Foi uma votação histórica que alcançou 38.578 votos computados, que representam 81,29% dos aptos a votar, o que demonstra um crescimento expressivo em relação à eleição de 2018, que teve uma adesão de 68,24%. Houve participação de eleitores que estavam em todos os estados do Brasil e em mais de 20 países, sendo Estados Unidos a origem da maior votação fora do País: 217 votos”, finaliza.

Lenda Tariana agradeceu a visita de Paulo Brincas e destacou a importância do compartilhamento de vivências. “Mais uma vez, o Conselho Federal abre espaço para o diálogo, a inclusão, a interlocução e a troca de experiências com a OAB/DF. Essa parceria que o Conselho Federal se empenha em construir é muito importante e já faz diferença no desenvolvimento de toda advocacia.”

Diante de todas as apresentações e resultados, Paulo Brincas agradeceu a troca de experiências e as contribuições da Seccional. “Em primeiro lugar eu vim aqui para agradecer essa parceria e cooperação, e dizer que temos todo interesse em ampliar essa parceria cada vez mais, deixar o sistema cada vez mais harmonioso e unido. A OAB/DF tem sido uma parceira extraordinária que tem nos ajudado com ideias, tecnologia e até financeiramente. A gente reconhece esse apoio importante da OAB/DF.”

Referência

A OAB/DF tem recebido representantes de seccionais de outros estados para apresentar as soluções tecnológicas implantadas na Casa. Em 15 de setembro foi a vez da OAB Pernambuco, representada pelo secretário-geral, Ivo Tinô do Amaral Jr., e equipe. Na ocasião, Ivo afirmou que “realmente a OAB/DF está no século 21 na evolução tecnológica”, confira a matéria sobre a visita na íntegra.

Neste contexto, Fernando Abdala afirmou que a experiência dos avanços na virtualização tem sido desafiadora e gratificante. “Tem sido um desafio muito grande digitalizar a OAB/DF e trazer tecnologia e inovação para a advocacia do DF. Estamos felizes em apoiar o Conselho Federal e ajudar a modernizar as OAB’s.”

Conheça todos os serviços que a OAB/DF oferece para a advocacia no espaço OAB Digital.

Saiba mais sobre os resultados das eleições on-line 2021.


Foto: Roberto Rodrigues
Comunicação OAB/DF