Advogados podem obter o “MEU INSS” diretamente na CAVA da OAB/DF

“A partir de agora, a advocacia não precisa mais procurar o INSS fisicamente, seja nos postos de atendimento da Ordem ou em suas agências, para obter a senha do “MEU INSS” para os seus clientes! Basta acessar a nossa Central de Apoio Virtual à Advocacia (CAVA), no nosso site (acesse aqui!)”, comemora o presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Délio Lins e Silva Jr., que gravou video às redes sociais da OAB/DF para contar a boa nova.

Segundo Délio, “essa é mais uma grande vitória da nossa OAB/DF junto ao INSS, pois a maior demanda de atendimentos para advogados, seja presencialmente na nossa sede ou seja nas agências do INSS é para isto: obter a senha do “MEU INSS”.

ALTA DEMANDA DE PEDIDOS

Por meio dessa senha do “MEU INSS”, em acesso a portal virtual, todo cidadão tem o seu cadastro, como o histórico previdenciário. A partir desse caminho, são geradas várias outras informações previdenciárias e individuais. Gerar a senha tem sido um desafio para clientes dos advogados e para eles próprios.

CAVA PASSO A PASSO

Antes, para representar seus clientes, a advocacia precisava ir nas agências, com a procuração em mãos lhe dando poderes especiais para levantar a senha do “meu INSS” e o devido acesso. Era necessário levar a identificação do cliente e a sua OAB.

Tudo isso acabou! Agora a CAVA é um canal da OAB/DF ligado ao INSS. Funciona assim: o advogado acessa a central e navega para que essa senha seja gerada. É ele quem preenche os seus próprios dados como advogado, os dados do cliente e junta a procuração em PDF, também o documento da OAB em PDF e o documento do cliente em PDF. Esses três documentos são recebidos pela OAB/DF, que atua com o servidor do INSS, diretamente, para que ele gere, finalmente, a senha do “MEU INSS”. Depois, a resposta é encaminhada ao e-mail do advogado ou da advogada.

As idas e vindas das agências do INSS passaram a ser totalmente desnecessárias, sendo otimizadas pela CAVA e dela para o INSS. Tudo agora ficou bem mais simples e sem o profissional de Direito previdenciário precisar sair de casa, ou do seu escritório.

Basta acessar o formulário dentro da Central de Apoio virtual à Advocacia no site da OAB/DF.

Veja, a seguir, o tutorial, descomplicado, direto ao ponto.

Texto: Montserrat Bevilaqua

Comunicação OAB/DF


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