Conselho Pleno da OAB/DF presta homenagem às mulheres em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Presidente da Seccional destaca a atuação da OAB/DF desde 2019, enfatizando a paridade de gênero e compromisso com as mulheres

Nesta quinta-feira (07/03), durante a 45ª sessão do Conselho Pleno, a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), prestou homenagem às mulheres em celebração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. 

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr. iniciou seu discurso pontuando toda atuação da Seccional do DF desde o início de sua gestão, em 2019. Destacando a paridade de gênero e o compromisso da OAB com as mulheres.

“'Ao pensar no que compartilhar, relembrando medidas em defesa da participação feminina desde 2019, destaco que em 2015, montamos uma chapa com 30% de mulheres no Conselho. Na eleição seguinte, em 2018, fomos pioneiros no país ao lançar uma chapa paritária, tornando regra desde então. Me orgulho das medidas tomadas, incluindo a formação equitativa de nossa diretoria. Destaco a paridade entre homens e mulheres em diversas comissões, a presidência alternada, a criação da Ouvidoria Geral da Mulher e a Medalha Myrthes. Criamos, também, regulamentações para eventos com 30% de representação de cada gênero”, apresentou.

Délio encerrou seu pronunciamento ressaltando a relevância feminina e enaltecendo suas conquistas ao longo dos anos. “Hoje prestamos homenagem às mulheres notáveis em cargos relevantes, como a advogada-geral Karina, a ex-presidente da ESA Célia Arruda, entre outras. Compartilho que essas ações refletem nosso compromisso com a igualdade de gênero e acredito que, no futuro, não precisaremos de dias específicos para celebrar homens, mulheres, ou outros grupos.”

Nesse sentido, o presidente da Caixa de Assistência ao Advogados (CAADF) e da Coordenador Nacional das Caixas de Assistência (Concad), Eduardo Uchôa Athayde apresentou a criação de um programa específico para mulheres, a fim de protegê-las de violência doméstica e valorizar a mulher em todos os ambientes.

“Estamos orgulhosos de diversas ações que empreendemos, incluindo a criação de uma assistência específica para colegas vítimas de violência doméstica e familiar. A caixa de assistência tem sido um parceiro valioso, oferecendo suporte psicológico e social em momentos difíceis. Essa parceria ocorreu de duas formas: por meio de apoio psicológico e social durante momentos delicados que exigem reposicionamento, e também por meio de suporte financeiro, aliviando o fardo muitas vezes enfrentado por mulheres que sofrem violência doméstica e familiar durante esse doloroso processo”, afirmou Eduardo. 

Seguindo a série de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, dia 8 de março, a Seccional promoverá uma cerimônia especial de entrega de carteiras em homenagem ao Dia das Mulheres. O evento terá início às 10h e será realizado no auditório do edifício sede.

Jornalismo OAB/DF