A responsabilidade inerente ao exercício da advocacia marca discursos na cerimônia de entrega de carteiras

A Seccional realizou nesta quinta-feira (13) mais uma cerimônia de entrega de carteiras, ao todo 55 advogadas e advogados prestaram compromisso. O evento contou com as presenças do vice-presidente da Comissão de Prerrogativas Fernando Assis Bontempo como paraninfo e da oradora Marina Bezerra Lopes. Ambos enfatizaram o exercício da profissão com responsabilidade e como meio de transformação diante das disparidades presentes na sociedade brasileira.

A oradora destacou que “advogadas e advogados estão a serviço das pessoas, pois a advocacia nos coloca em uma posição singular, que é ao mesmo tempo, um privilégio e um fardo. Pois o trabalho pode permitir que você faça algo maior em benefício de outras pessoas, mas também simboliza uma grande responsabilidade. Se vão escolher usar seu conhecimento para falar em favor daqueles que não tem voz, o que significa se importar com algo maior do que nós mesmos.”

O paraninfo Fernando Assis Bontempo ressaltou “que grandes privilégios implicam em grandes responsabilidades em relação a toda sociedade brasileira e que a advocacia deve ser compromissada com a democracia e com os valores constitucionais. Temos que ser coerentes com os juramentos que fazemos, e que esse juramento feito aqui hoje seja cumprido, que o máximo de esforços seja aplicado em colocar essas palavras em prática. Não existem fórmulas mágicas para a resolução de grandes problemas ou para o sucesso, pois cada um traz uma trajetória a capacidade de pensar por si mesmo e construir seu futuro”

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, salientou que “são muitos os desafios da advocacia, mas todos eles valem a pena diante da satisfação do exercício desta profissão. A atividade profissional irá permear boa parte da vida de cada um de nós, por isso devemos pensar com sabedoria o caminho que queremos seguir, pois a advocacia é um instrumento de transformação social. E é a atitude de cada um de nós que irá alterar de forma determinante a realidade individual, mas também social”.

O evento contou com a presença também do secretário geral da CAADF, Maximilliam Patriota; a diretora da CAADF, Daniela Fereto; a conselheira, Fabiana Soares; a presidenta da Comissão de Defesa da Mulher Encarcerada, Lívia Magalhães; a secretária geral do TED, Renata Viana; o presidente da 10 turma do TED, Cleider Rodrigues; o presidente da Comissão de Direitos do Consumidor, Fernando Martins; o vice-presidente da Comissão de Direito Empresarial, João Paulo Amaral; o presidente da Comissão da Seguridade Social, Thaís Riedel; a presidente da Comissão do Direito Desportivo, Maurício de Figueiredo; o conselheiro, Silvestre Rodrigues; o presidente da Subseção de Ceilândia, Edmilson de Menezes; o presidente da Subseção de São Sebastião, Valcides José; o presidente da Subseção de Sobradinho, Márcio de Souza; a secretária geral da Subseção de Samambaia, Joana D’arc; a secretária geral adjunta da Subseção de Samambaia, Elaine Ferreira; o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Tiago Santana; o vice-presidente da Comissão do Direito do Consumidor, Vinícius Fonseca; a vice-presidenta eleita da Subseção do Paranoá, Ângela Albuquerque; o secretário geral eleito da Subseção do Paranoá, Diego Araújo; secretário geral adjunto eleito da Subseção de Taguatinga, Bruno Kaleo; os membros do Conselho Jovem, Joiberth Nunes e Samuel Correia; o membro da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Matheus Sanches; o advogado, César Marinho; a diretora da Subseção de Sobradinho, Aline Guida e os Ministros Luiz Paulo e João Américo.