OAB/DF realiza Curso de formação do Jovem Advogado

A Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante realizou. na segunda (13) e terça-feira (14), o Dia de Formação do Jovem Advogado. O evento tem como objetivo apresentar a OAB/DF àqueles que estão ingressando na advocacia. Com palestras de juristas experientes, o evento mostra de que forma a Seccional pode auxiliar o advogado iniciante durante a carreira.

Tiago Santana de Lacerda, presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, observou que o projeto qualifica o advogado de uma forma que a faculdade não faz. “Aqui temos a explanação de matérias que, infelizmente, não temos acesso na faculdade de Direito, como por exemplo gestão de escritórios, empreendedorismo, marketing jurídico, Processo Judicial Eletrônico (PJe), dentre tantas outras”, ressaltou.

No primeiro dia de evento, o conselheiro Fernando de Assis Bontempo, vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, presidiu a mesa de abertura e apresentou o sistema OAB para os recém chegados à advocacia. “Conheçam a Casa de vocês. Participem das Comissões temáticas, troquem ideias com outros advogados e aproveitem as oportunidades que a OAB/DF pode te proporcionar”, aconselhou Assis.

Hellen Falcão, conselheira seccional e vice-presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia e Informação da OAB nacional, falou sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o certificado digital . Além disso, Hellen convidou a todos para participarem do curso sobre o PJe que será oferecido pela Escola Superior de Advocacia. Confira.

A consultora em Gestão Administrativa e Financeira, Gerenciamento de Equipes, Liderança e Planejamento Empresarial, Tathiana Del Aguila, falou sobre práticas de gestão nos escritórios de advocacia, que, antes de tudo, são empresas. Tathiana ressaltou a necessidade de se ter liderança, qualidade no atendimento ao cliente, e ciência dos custos dos serviços oferecidos, para assim saber a quantia justa a se cobrar pelos honorários.

No segundo dia de evento a mesa dos trabalhos foi presidida por Marina Gondin, vice-presidente da CAAI, que reforçou a importância da iniciativa e convidou os presentes a participarem da dinâmica da Casa. “A CAAI sempre estará aqui para dar suporte aos advogados iniciantes, qualquer dúvida que vocês tiverem contem sempre conosco”, se colocou à disposição.

Marielle Brito, advogada e diretora da Comissão de Relações Internacionais, falou sobre empreendedorismo e o exercício da profissão nos Tribunais Superiores. Segundo ela, é essencial focar na produção intelectual e fomentar o marketing jurídico por meio de palestras, livros e artigos.

Thaís Riedel, conselheira Seccional e presidente da Comissão de Seguridade Social, falou sobre a previdência do advogado. Thais ressaltou que as pessoas não costumam ser previdentes e que este é um hábito que deve ser exercitado aos poucos. A conselheira falou ainda sobre os tipos de contribuição e os critérios de aposentadoria no Brasil.

Indira Quaresma, conselheira da OAB/DF, explicou para os advogados iniciantes a importância da sustentação oral. Segundo ela, a oratória e a capacidade de sustentar é um diferencial, pois assim, a visibilidade do jurista aumenta e ele é melhor cotado pelo mercado.

Nos dois dias foram sorteados voucheres da Caixa de Assistência que garantiram benefícios exclusivos.