OABem Estar Mulher: CAA/DF realiza evento voltado às advogadas

Brasília, 22/4/2015 – A Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF), juntamente com a Seccional, realizou o “OABem Estar Mulher”, um evento voltado às advogadas. O encontro ocorreu na sexta-feira (17), no Clube dos Advogados.

O objetivo do evento foi trazer palestras e atividades que trabalhassem com o controle da ansiedade e do medo das advogadas, que enfrentam diariamente as dificuldades da profissão. O evento contou com a palestra “Inteligência Financeira” e “Autoestima”, além de dinâmica e oficina de maquiagem.

3Segundo a advogada Alexandra Moreschi, que participou do evento, a iniciativa foi de grande relevância para as advogadas. “Essas ações são fundamentais, pois trazem um momento de conscientização e valorização da figura da mulher”. Moreschi ressaltou que o evento foi bastante produtivo, trazendo atividades que ajudam, principalmente, as jovens advogadas.

O presidente da CAA/DF, Ricardo Peres, relatou que pretende trazer cada vez mais atividades voltadas para as advogadas. “É de extrema importância promover esse tipo de evento, que oferece cuidado, apoio e ferramentas necessárias para que as mulheres possam enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho”, disse.

2

O projeto OABem Estar Mulher foi idealizado pela advogada Maysa Amaral, que trabalha na Seccional. De acordo com a advogada, a partir dos atendimentos que ela presta na Ordem surgiu a percepção de que baixa autoestima, ansiedade e um receio em relação ao futuro profissional são problemas comuns a muitas advogadas. E que, muitas vezes, é necessário tratar pessoalmente do ser humano antes de falar de técnicas profissionais. “O objetivo do evento não foi tratar da advocacia apenas, mas levar o conhecimento dos palestrantes sobre técnicas para combater a ansiedade e falar sobre inteligência financeira para ajudar as profissionais a se organizar no início de carreira. Enfim, preparar o ser humano para enfrentar os problemas”, afirmou Maysa.

A presidente da Comissão da Mulher advogada da Subseção de Taguatinga, Lucia Bessa, esteve presente no encontro e apoiou a causa. Segundo ela, os problemas e as adversidades que as mulheres enfrentam no dia a dia muitas vezes trazem uma imagem distorcida para elas mesmas. “Muitas advogadas sofrem com o excesso de autopiedade e exigem muito de si mesmas, e quando não correspondemos às nossas próprias expectativas, vem a falta de motivação, a baixa autoestima, e a desvalorização pessoal”. Lucia afirma que esse tipo de sentimento gera consequências negativas nos relacionamentos, na posição e postura diante da vida. “O OABem Estar Mulher nos fez refletir sobre as nossas atitudes, ações e omissões perante a vida”, disse.

Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF