Seccional prestigia posse de Edison Garcia no INSS

Nesta semana, a Seccional esteve presente na posse do novo procurador-geral da Procuradoria Federal Especializada do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Edison Antonio Costa Britto Garcia. O procurador já atuou nos cargos de conselheiro da Ordem e procurador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, pontua que o novo procurador reúne todas as características para o cargo. “Sabemos da competência de Edson. Ganha o INSS que terá um excelente gestor. Nossos votos de sucesso”.

Edson Garcia, recém empossado como procurador-geral do INSS, afirma que o trabalho será árduo, porém necessário, uma vez que é preciso dar celeridade aos processos que tramitam na casa. “É com grande honra que eu integro esta Procuradoria Federal, que foi o berço e é uma grande escola de procuradores. Daremos segmento com passos firmes para que possamos dar ao INSS e ao cidadão brasileiro o benefício que lhe é de Direito Constitucional. Ele merece e contribui para isso”.

O presidente do INSS, Francisco Lopes, conta que o Instituto precisa de agilidade na resolução de processos. Contratar pessoal é o princípio fundamental para a solução do problema. “O Dr. Edson é uma pessoa aguardada ansiosamente, estudou a Casa, conhece como funciona e vai ser, com certeza, um grande gestor da Procuradoria. Conseguiremos resultados muito mais rápidos e consistentes. Nós temos um problema que é a falta de peritos e servidores, uma das metas é a implementação digital. Nós temos que preparar o INSS pro futuro”.

O advogado João Rodrigues Neto ressalta a boa escolha. “A missão é grande mas ele também é, portanto, acho que o INSS agora vai funcionar e até superior às expectativas do presidente”. Já sua esposa, a advogada Marili Rodrigues, deseja sorte ao novo procurador. “Ele é muito competente, acredito que a sorte virá em dobro. Por onde ele passa, deixa um trabalho muito bem feito. Acredito que pelos desmandos que temos acompanhado nos anos que se passaram, o INSS agora vai reverter essa situação”.

“O Edson é uma pessoa com uma larga vivência na Administração Pública, conquistou vários cargos importantes. A gente só tem a desejar que ele possa colocar os projetos em prática. Ele é um procurador muito importante e a Procuradoria tem um belo papel a cumprir”, concluiu assim, o vice-presidente da Anafe nacional (Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais), Rogério Filomeno.

Edison Antonio Costa Britto Garcia
Graduado em direito na Universidade Uniceub em Brasilia (1983) e pós-graduado com LLM no IBMEC SP em Direito Societário (2007). Atualmente é Superintendente da AMEC ASSOCIAÇÃO DE INVESTIDORES NO MERCADO DE CAPITAIS em São Paulo. Integra o Conselho de Auto-Regulação de Mercado de Capitais da ANBID. Professor de Pós-Graduação na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB no Distrito Federal. É Procurador Federal da Advocacia Geral da União – AGU -licenciado -, lotado na Comissão de Valores Mobiliários, autarquia do Ministério da Fazenda, onde também foi Superintendente. É Conselheiro Suplente no Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda desde 1994. Integrou o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional por dois mandatos – 2000 a 2004. Foi Secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Estado de Mato Grosso. Já ocupou diversos cargos públicos no Governo Federal. Iniciou sua vida profissional militando na Advocacia Empresarial.