OAB/DF aplica prova para o segundo semestre do programa de Residência Jurídica - OAB DF

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal

OAB/DF aplica prova para o segundo semestre do programa de Residência Jurídica

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou neste domingo (17/12), a aplicação da prova objetiva do segundo semestre do programa de Residência Jurídica, integrante do projeto “Carreiras”. Lançado em 2019, o projeto tem como objetivo a capacitação e qualificação de jovens advogados.

_OAB5300

Residência Jurídica

Destinado para advogados com até 5 anos de inscrição na advocacia, a iniciativa envolve a aprovação em uma prova teórica, semelhante a uma petição e os candidatos aprovados no processo seletivo têm a oportunidade de iniciar um período de até 220 horas de qualificação em escritórios de advocacia e mais 140 de abordagem teórica, totalizando 360 horas de trabalho.

Durante esse período, os advogados adquirem experiência prática, sendo orientados pelos escritórios no início de suas carreiras. Embora essa fase não seja remunerada, é proporcionada uma contraprestação como reconhecimento pela qualificação recebida.

Ao término do contrato, muitos escritórios optam por efetivar esses jovens advogados, uma prática que tem se revelado bastante bem-sucedida. Essencialmente, esse é o propósito e o modus operandi do programa de residência jurídica.

Comemorando o projeto, a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, ressalta que “o programa tem sido bem-sucedido e estamos entusiasmados em anunciar o lançamento de sua nova edição. A proposta é que o programa seja realizado semestralmente, embora ainda esteja em processo de confirmação. As próximas inscrições estão previstas para ocorrer no próximo período. A OAB/DF está empenhada em oferecer aos jovens advogados a oportunidade de aprimorar suas habilidades práticas e adquirir uma valiosa experiência profissional por meio desse programa de residência.”

Raquel Cândido, diretora de Comunicação da OAB/DF, destacou que “o programa de residência jurídica  foi criado para concretizar o sonho de trazer uma formação completa para a jovem advocacia. Sob a direção na nossa Copresidente Lenda Tariana, ele se tornou ainda melhor do que nas primeiras edições.”

Nesse sentido, João Gabriel Calzavara, coordenador do Residência Jurídica, ressalta a importância da residência jurídica em sua trajetória profissional. “Este é um projeto direcionado para a empregabilidade dos advogados jovens, que foi idealizado em 2019 pela Conselheira Federal Cristiane Damasceno e pela Diretora de Comunicação da OAB Raquel Cântico, que hoje é muito bem conduzido pela nossa co-presidente Lenda, e que tem impactado a vida de muitos jovens advogados”, pontuou.

Por fim, o ex-residente Estéfano Aquilino, ressaltou como o projeto teve um impacto significativo em sua carreira.“Como eu existente da terceira turma, eu posso atestar que este projeto muda a carreira. Ele me deu a oportunidade de verificar todos os passos da advocacia. Uma coisa que eu não tive no estágio anterior. Eu presenciei desde uma feição inicial até a elaboração de recursos. E foi fundamental para hoje, no ponto de vista do meu crescimento profissional.”

Jornalismo OAB/DF