OAB/DF avança em tratativas com INSS para ampliação dos atendimentos destinados à advocacia - OAB DF

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DÉLIO LINS

OAB/DF avança em tratativas com INSS para ampliação dos atendimentos destinados à advocacia

Avança o diálogo sobre a ampliação dos atendimentos do INSS destinados à advocacia. Nesta terça-feira (06/06), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), representada pelo secretário-geral Paulo Maurício Siqueira e por representantes da Comissão de Direito Previdenciário e Seguridade Social, estiveram reunidos com a presidência e representantes do INSS.

O objetivo é que, além de ter o atendimento realizado nas Agências da Previdência Social e nos postos de atendimento do INSS dentro da OAB, seja possível fazê-lo na modalidade telepresencial com escopo de atender toda a advocacia. Essa ampliação dos serviços poderá ser realizada por meio do Guichê Virtual.

A Comissão de Direito Previdenciário e Seguridade Social iniciou, no ano passado, as tratativas com a Superintendência Regional do INSS. Assim, o diálogo que já ocorria na esfera regional, agora caminha no âmbito nacional.

Participaram da reunião representantes da Comissão de Direito Previdenciário e Seguridade Social da OAB/DF: Wanessa Aldrigues (presidente); Natasha Nayade Moreira Basilio Teles (vice-presidente), Lyggyanne Mota (secretária-geral) e Washington Barbosa (membro consultor). Presentes pelo INSS, participaram Glauco André Fonseca Wamburg (presidente), Geovani Spiecker (técnico do Seguro Social) e Lucindo Ribeiro da Silva Filho (superintendente regional norte/Centro-Oeste).

Para o secretário-geral Paulo Maurício Siqueira, a reunião foi extremamente produtiva. “O presidente do INSS, nosso colega advogado dr. Glauco, mostrou-se sensível e conhecedor das agruras da advocacia. A modernidade veio para facilitar os trabalhos, e o atendimento telepresencial ampliará, ainda mais, o acesso aos serviços do Órgão, sem abrirmos mão do atendimento presencial que tem sido disponibilizado em nossas sedes da OAB/DF”.

Paulo Maurício destacou, também, o caso de sucesso das múltiplas formas de atendimento no sistema prisional do DF, organizados em conjunto com a OAB/DF e a Seape, que pode servir de exemplo para a parceria com o INSS. “Atingimos milhares de atendimentos neste formato híbrido de atendimento presencial associado ao remoto. As boas práticas devem ser copiadas e ampliadas.”

Para Wanessa Aldrigues, é fundamental que o serviço seja aprimorado. “Face à modernidade em que nos deparamos atualmente, torna-se imprescindível que tenhamos novas iniciativas e que os trabalhos sejam aprimorados para que facilite o exercício da advocacia e também para que possamos evoluir junto ao INSS. Hoje, temos a grata satisfação de poder conceber o INSS como nosso parceiro, com a finalidade mútua de assegurar uma melhor qualidade no âmbito do sistema previdenciário brasileiro.”

Ela destaca, ainda, que “o INSS do Distrito Federal, representado pelo superintendente Lucindo Ribeiro da Silva Filho, gerente executivo Jonas Patrezzy e chefe do Serviço de Gerenciamento de Relacionamento com o Cidadão, Robson Alves de Castro, tem desempenhado papel fundamental nas negociações para aprimorar o atendimento dispensado à advocacia, de modo que, atualmente, seja possível atender às demandas solicitadas pela OAB/DF de forma mais célere”, pontuou.

Natasha Teles, por sua vez, destacou a boa receptividade às pautas. “Na reunião, tivemos um excelente acolhimento às demandas levadas ao INSS. Estamos otimistas para a implementação da nova modalidade de atendimentos que vem somar aos atendimentos que já são realizados hoje na modalidade presencial tanto nas Agências do INSS, quando nos postos de atendimento da OAB/DF, presentes na Seccional, em Águas Claras, no Gama e em Taguatinga.”

Ela ressalta que os advogados, principalmente aqueles que estão em regiões distantes dos postos de atendimento ou nas localidades que não possuem Agência do INSS, serão beneficiados ao serem atendidos com maior comodidade, sem a necessidade de se deslocarem por longas distâncias.

Lyggyanne Mota concorda que essa é a maior necessidade da advocacia previdenciária. “O esforço conjunto entre a OAB/DF e o INSS mostra que podemos aperfeiçoar os atendimentos dos advogados também para a modalidade virtual contando com o apoio do atendimento presencial em casos específicos. Os atendimentos virtuais farão com que mais advogados inclusive de cidades satélites que não possuem agências do INSS possam ter acesso a diversos serviços sem ter a necessidade de um atendimento físico.”

Washington Barbosa chama atenção para a importância da modernização. “A advocacia não pode ficar à margem do processo de digitalização e virtualização dos procedimentos. A Comissão de Previdenciário e Seguridade Social da OAB/DF tem trabalhado incessantemente para facilitar o dia a dia da advocacia previdenciária. É muito importante que as advogadas e os advogados da nossa Seccional estejam abertos para aprender novos procedimentos, imprescindível para que possamos agilizar o processo de atendimento e de análise de requerimentos.”


Comunicação OAB/DF – Jornalismo