Juramento e compromisso: OAB/DF recebe 117 novos advogados - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Juramento e compromisso: OAB/DF recebe 117 novos advogados

Nesta segunda-feira (12/06), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou duas solenidades para receber um total de 117 novos profissionais no quadro da Ordem. Pela manhã, 59 advogados e advogadas prestaram o juramento da advocacia, enquanto à tarde, outros 58 se comprometeram a seguir o Código de Ética e Disciplina da OAB.

Solenidade da manhã

Durante o evento da manhã, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, encorajou os advogados a nunca esquecerem do seu juramento e a manterem sua determinação e compromisso com a liberdade e a democracia. “Essa Casa é o templo da liberdade e democracia. E é com esse pensamento e intuito que seguiremos em frente, lutando pela liberdade, democracia e pelo juramento que vocês não devem esquecer jamais. Lembrem-se todos os dias do que declararam nessa cerimônia, principalmente quando desanimarem. Desejo que vocês sonhem e voem alto, e acima de tudo, sejam felizes,” declarou.

Em seu discurso, Juliana de Oliveira Vidal, oradora da turma, expressou o papel árduo que o advogado desempenha. “Não é fácil atuar no mundo jurídico. Para exercer essa profissão tão importante em nossa sociedade, é necessário muito estudo e dedicação. Ser advogado é estar atento a tudo e a todos ao seu redor, é agir com tato e diplomacia e não perder a calma. Meus parabéns aos novos profissionais da área e que tenhamos sucesso nessa nova etapa profissional.” 

Ao abordar o papel fundamental dos recém-formados na advocacia, o paraninfo da turma, Francisco Amaral, advogado e ex-secretário-geral da OAB/DF (2004/2006), destacou: “Após concluírem o curso de direito, receberem o diploma da faculdade e superarem o exame da Ordem, chegou a hora de receberem suas carteiras. Sabemos que todos aqui receberam suas carteiras por mérito próprio, e reconhecemos e nos orgulhamos de tê-los conosco. Não duvidem que a jornada será repleta de desafios, persistência e responsabilidade. A partir de agora, vocês assumem o papel de defensores de pessoas, bens, da vida, da liberdade profissional, da ordem jurídica do Estado Democrático, dos direitos humanos e da justiça social.” 

Solenidade da tarde

Na última cerimônia do dia, Lenda Tariana, vice-presidente da OAB/DF, observou a importância de celebrar as conquistas individuais. “É necessário olharmos para trás, e contemplarmos nossa trajetória e as dificuldades que enfrentamos. Essa vitória é única para cada um de nós, portanto, devemos nos orgulhar do caminho percorrido. Se não nos orgulharmos da nossa jornada, ninguém o fará por nós,” expressou.

Já Taís Fernanda Rocha da Silva, oradora da turma, ressaltou a responsabilidade que acompanha os novos advogados ao ingressarem nessa profissão. “Sairemos daqui com a missão de cumprir uma função social essencial para efetivação da justiça. E, se chegamos até aqui, é porque somos capazes de exercer essa profissão. Que em nossa atuação como advogados possamos construir teses e defender interesses para transformar as necessidades de nossos clientes com criatividade e inteligência em prol dos valores da justiça, com esperança no direito e na defesa da cidadania. Que não sejamos apenas preocupados com a lei, mas sobretudo com a justiça.” celebrou.

Durante sua fala como paraninfa da turma, Daniela Marques de Moraes, diretora da Faculdade de Direito da UNB, ressaltou: “Parabenizo todos os colegas que ingressaram na OAB, e lembro que a liberdade e a busca da felicidade são fundamentais para a advocacia. Acredito que todos nascemos iguais e temos direito à vida e à liberdade, e como advogados, nos tornamos sacerdotes do estado democrático. A advocacia nem sempre foi compreendida em sua grandeza, mas é fundamental para garantir a legalidade e a justiça em nossa sociedade,” pontuou.

Fotos: Eduardo Braz

Comunicação OAB/DF — Jornalismo