O segundo e último dia da XI Conferência Distrital da Advocacia contou com painéis que abordaram “Advocacia, Tecnologia e Empreendedorismo”, tratando de marketing e publicidade na advocacia; compliance e LGPD; direito privado e tecnologia; jurimetria e análise econômica do Direito.
Com uma programação robusta, a Conferência teve, ao todo, a participação de mais de 60 convidados, que atuaram em 12 painéis, simultaneamente, divididos em três ambientes ao longo dos dois dias de evento. Durante o congresso, também foram sorteados cursos, bolsas de estudo, livros, entre outros brindes.
Em seu discurso de encerramento, o presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Délio Lins e Silva Jr., destacou a importância do evento para a advocacia. “É uma alegria muito grande realizarmos essa Conferência, porque cada um, ao seu tempo e modo, deixa sua parcela de contribuição para o desenvolvimento e a atualização da advocacia. Tivemos um evento sensacional, paritário, com 50% de homens e 50% de mulheres, além de 30% de participação negra”, afirmou (leia aqui mais sobre o discurso de Délio).
A vice-presidente, Lenda Tariana, agradeceu a participação da advocacia e dos convidados: “Escolhemos uma profissão nobre, essencial, mas que exige extrema dedicação. Oferecer um evento desse porte e com alto nível de qualidade de conteúdos e de palestrantes é mais do que uma missão, é um privilégio desafiador. Foi tudo pensado com muito carinho, para que a advocacia se desenvolva, evolua e inspire mais pessoas. Parabéns, a todos os envolvidos na organização da Conferência e, especialmente, a quem nos presenteou com a sua presença e compartilhamento de experiências.”
Eduardo Uchôa Athayde, presidente da CAADF e da Concad, enalteceu a parceria entre a CAADF e a OAB/DF: “É um grande prazer para toda a diretoria da Caixa de Assistência apoiar este evento e saber que a advocacia de Brasília está bem representada por uma OAB que compartilha conhecimento, promove network, e também incentiva as ações que fazem os profissionais refletirem sobre o futuro.”
O secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, ressaltou o papel do evento, principalmente, para a jovem advocacia do DF: “A Conferência foi um marco na história da OAB/DF, reunindo cerca de 1.000 colegas que participaram de debates intensos, voltados para a prática e o auxílio de todos os advogados e advogadas no seu dia a dia, principalmente a jovem advocacia. Tenho certeza de que vai ficar para a história.”
O diretor da Escola Superior da Advocacia do Distrito Federal (ESA), Rafael Oliveira, apresentou o papel fundamental da instituição: “A ESA está se aprimorando para qualificar a advocacia do Distrito Federal. O nosso empenho como Escola Superior da Advocacia é, cada vez mais, facilitar a vida de vocês. Oferecemos cursos que trazem uma visão da prática e do dia a dia da advocacia de modo mais facilitado e com todas as modernidades.”
Samer Agi
Após a memorável aula magna do ícone do futebol, Zico, na abertura do evento, os participantes da Conferência, na despedida, assistiram à palestra com o advogado e professor Samer Agi. Ele centrou a sua apresentação na criatividade em tempos de redes sociais.
Samer Agi compartilhou sua visão de como a comunicação tornou-se cada vez mais essencial para a advocacia. Ele destacou que, mesmo que alguém tenha um conhecimento excepcional em uma determinada área, se a habilidade de comunicação for limitada, será avaliado e tratado com base nessa comunicação, podendo ser ignorado o seu conhecimento profundo. “A comunicação desempenha um papel significativo em como você é percebido e valorizado pela sociedade, independentemente do seu conhecimento”, observou.
O professor também disse que a maneira como a pessoa se comunica não é o único ponto a ser trabalhado no âmbito jurídico, pois é preciso ter conhecimento do que se quer transmitir: “Se você é nota dez em comunicação e nota dois em conhecimento crítico, o que nós teremos? Nós teremos uma pessoa que é só uma fraude. Nós precisamos perceber que a comunicação é fundamental, mas não é suficiente”, concluiu, para notabilizar a importância de sólido conhecimento jurídico.
A próxima Conferência Distrital está prevista para acontecer em 2026.
Confira as fotos do encerramento e palestra do Samer Agi.
Comunicação OAB/DF — Jornalismo