No dia 17 de novembro de 2024, das 10h às 18h, advogados e advogadas inscritos na Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) participarão das eleições para renovar o Conselho Seccional, diretorias das subseções, Conselho Federal, e a Caixa de Assistência dos Advogados. A votação será online por meio de uma plataforma eletrônica segura, conforme o edital divulgado.
O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., destaca a importância do pleito para a advocacia do DF. “Estamos nos aproximando de um momento crucial para a advocacia do Distrito Federal: as eleições da OAB/DF 2024, que ocorrerão no dia 17 de novembro, um domingo, garantindo a participação de todos, inclusive aqueles com restrições religiosas ou compromissos profissionais. Este ano, reforçamos a modernidade com uma votação 100% online, que traz conforto, praticidade e segurança, permitindo que cada advogado exerça seu direito de onde estiver. Convidamos todos a participar desse processo democrático, transparente e seguro, que reflete o futuro da advocacia no Brasil.”
Prazo e Requisitos
Os interessados em registrar chapas têm até o dia 18 de outubro de 2024, das 10h às 18h, para apresentar o pedido de registro.
Votação online segura
A votação ocorrerá exclusivamente pela internet, por meio do site https://www.eleicoesoabdf.org.br, a ser liberado próximo à data da eleição, com criptografia e medidas de segurança para garantir o sigilo e a integridade dos votos. A autenticação será feita via certificado digital, biometria facial ou verificação por SMS ou e-mail.
As eleições serão conduzidas pela plataforma online da empresa Webvoto, a mesma do último pleito, adotada também por outras seccionais e faz parte da lista de fornecedores do CFOAB.
Transparência e Fiscalização
As chapas poderão nomear representantes para fiscalizar a votação, e o sistema será auditado por uma empresa independente. Uma demonstração da plataforma será realizada antes das eleições.
Composição das Chapas
As chapas devem respeitar a paridade de gênero e garantir que 30% dos candidatos sejam advogados (as) negros (as). A chapa vencedora será aquela que obtiver a maioria dos votos válidos.
Jornalismo OAB/DF