OAB/DF participa como observadora da 1ª eleição on-line dos Conselhos Regionais de Medicina - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

OAB/DF participa como observadora da 1ª eleição on-line dos Conselhos Regionais de Medicina

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio de sua Diretoria de Tecnologia e Inovação, representada pelo diretor Fernando Abdala, acompanhou como observadora a primeira eleição on-line do Conselho Federal de Medicina, que ocorreu nesta segunda e terça-feira (14 e 15/08). Os eleitos serão os novos conselheiros regionais, titulares e suplentes para o quinquênio 2023-2028.

O resultado foi proclamado logo após o fechamento das urnas, no dia 15 de agosto. Para garantir a lisura do processo, o CFM contratou uma empresa de auditoria, que tem fiscalizado todo o processo eleitoral em todos os 27 CRMs.

Para observar o processo eleitoral on-line, a Comissão Nacional Eleitoral do Conselho Federal de Medicina enviou ofício para o diretor de Tecnologia e Inovação da OAB/DF, Fernando Abdala. Na oportunidade, ressaltou a importância do processo, também já executado pela instituição dois anos atrás, e parabenizou o Conselho pela organização do evento. “Pensamos que esse é o futuro. É a consagração do voto por meio da tecnologia, o que dá muito mais conforto e segurança a todos os participantes.”

Eleições OAB/DF 2021

Segundo Abdala, o convite simboliza o sucesso das eleições da Seccional do DF, que aconteceu em 21 de novembro de 2021, no período das 10h às 18h (horário de Brasília), totalizando 8 horas ininterruptas de votação, sendo elas: uma eleição para a Seccional OAB DF/; treze eleições para Subseções. O resultado foi apurado logo ao término do período de votação.

Ele ressalta que a alta participação foi também resultado do número recorde de alternativas de identificação do eleitor: certificado digital; certificado digital em nuvem; envio de senha por sms; por email; código de segurança da carteira do advogado e biometria facial. Em torno de 22% da advocacia utilizou o certificado digital e 11% a biometria facial. Essa foi a primeira eleição on-line no Brasil que ofereceu tantas opções de identificação para facilitar o acesso ao voto pela advocacia.

Foram computados 38.578 votos, que representaram 81,29% dos aptos a votar, representando um crescimento expressivo em relação à eleição de 2018, que teve uma participação de 68,24%. Houve, ainda, participação de eleitores que estavam em todos os estados do Brasil e em mais de 20 países, sendo Estados Unidos a origem da maior votação fora do país: 217 votos. Essa foi a primeira eleição on-line no Brasil que ofereceu tantas opções de identificação para facilitar o acesso ao voto pela advocacia.


Comunicação OAB/DF – Jornalismo