A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) participou, na última sexta-feira (24/01), da solenidade de titularização dos juízes de Direito Substitutos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Na ocasião, foram empossados o juiz Gilmar de Jesus Gomes da Silva, agora titular da 3ª Vara Cível de Ceilândia, e o juiz Alex Costa de Oliveira, que assumirá a titularidade da Vara Cível do Guará.
![](https://oabdf.org.br/wp-content/uploads/2025/01/ROB_1405-1024x681.jpg)
Os nomes dos magistrados foram aprovados durante as 13ª e 15ª Sessões Ordinárias do Tribunal Pleno, realizadas entre novembro e dezembro de 2024.
Representando a OAB/DF, o secretário-geral Rafael Martins ressaltou a parceria institucional entre a Ordem e o TJDFT. “Aos juízes empossados, desejo sucesso nessa nova etapa. Tenho certeza de que ambos desempenharão suas funções com excelência, respeitando as especificidades de cada vara. A OAB/DF, por meio de nossas subseções e diretoria, estará sempre à disposição para colaborar com o aprimoramento do processo judicial.”
A solenidade foi conduzida pelo 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Roberval Belinati, que destacou a importância do compromisso dos magistrados. “Desejo sucesso na missão de vocês. A tarefa do magistrado é, antes de tudo, promover a paz por meio da solução de conflitos. Essa é a nossa nobre responsabilidade.”
O juiz Gilmar de Jesus Gomes da Silva, agora titular da 3ª Vara Cível de Ceilândia, pontuou o papel do magistrado. “Nosso papel é fazer Justiça, mas olhando cada processo não apenas como um caso ou um número, mas como a solução da vida de cidadãos.”
Já o juiz Alex Costa de Oliveira, que atuara na Vara Cível do Guará, enfatizou seu compromisso com o trabalho.“Espero bem atender a população do Guará. Vamos nos esforçar ao máximo para diminuir a quantidade de processos, com o apoio da minha equipe que está aqui e é especialmente dedicada para isso”, afirmou.
Os juízes
![](https://oabdf.org.br/wp-content/uploads/2025/01/ROB_0873-1024x683.jpg)
Gilmar de Jesus Gomes da Silva é bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (São Paulo) e em Direito pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Especializou-se em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Antes da magistratura, atuou como oficial da Polícia Militar de São Paulo e como advogado. Desde sua posse como juiz substituto, em 2012, desempenhou funções em diversas varas cíveis e criminais do TJDFT. Nos últimos dois anos, auxiliou na 1ª Vara de Execução Fiscal do DF.
Alex Costa de Oliveira é natural de Brasília, se graduou em Direito pela Universidade Paulista (UNip) e possui especializações em Direito Civil e Direito Processual Civil pela PUC-Minas. Com experiência prévia como microempresário e bancário no Banco do Brasil, ingressou no TJDFT em 2003 como técnico judiciário, chegando ao cargo de juiz substituto em 2012. Atuou em diversas varas cíveis e de família, além da Vara de Execução Fiscal. Também é juiz Coordenador Substituto da Central Judicial do Idoso.
Jornalismo OAB/DF