Neste sábado (05/10), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio de sua Comissão da Mulher Advogada, realizou uma ação de conscientização na Rodoviária do Plano Piloto, nas atividades do Outubro Rosa. O evento teve como foco sensibilizar o público sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A ação integra o Programa de Incentivo ao Voluntariado (PROVO) da OAB/DF, que começou no início de outubro com o lançamento de um avatar para a divulgação da campanha. O principal objetivo do Outubro Rosa é disseminar informações essenciais em dois eixos: educar sobre os direitos das pacientes com câncer e reforçar a importância de exames preventivos e periódicos.
No local, foi montada uma tenda onde voluntários prestaram orientações, esclareceram dúvidas e distribuíram materiais informativos, como folhetos e cartilhas. O público recebeu orientações detalhadas sobre como realizar exames preventivos, bem como orientações sobre os direitos dos pacientes com câncer, fornecendo o suporte necessário às mulheres que enfrentam essa doença.
Paulo Maurício Siqueira, secretário-geral da OAB/DF, destacou outra frente da campanha. “Estamos promovendo, também, a campanha da Caixa de Assistência, que oferece mamografias para advogadas e suas parentes. A OAB está engajada em contribuir e apoiar as mulheres na luta contra o câncer de mama.”
Nildete Santana de Oliveira, presidente da Comissão da Mulher Advogada, reforçou a urgência da prevenção. “O câncer de mama ainda é uma das principais causas de morte entre as mulheres, por isso é fundamental aumentar a conscientização sobre a necessidade de exames regulares, que podem salvar vidas. O Outubro Rosa nos lembra da importância do cuidado contínuo com nossa saúde.”
Ela também destacou o papel da campanha. “Nosso objetivo é alcançar o máximo de mulheres, disseminando informação e conscientização, para que possam adotar medidas preventivas, preservar sua saúde e conhecer seus direitos como pacientes.”
A massoterapeuta Cleidiane Lima também contribuiu com sua visão sobre a importância do cuidado contínuo. “Não devemos nos preocupar com a saúde da mulher apenas em outubro, mas o ano todo. É fundamental buscar informações, cuidar do corpo e da mente. A campanha da Comissão da Mulher Advogada está proporcionando uma oportunidade valiosa, com exames e orientações que podem fazer a diferença na vida de muitas mulheres.”
A ação na rodoviária faz parte de um calendário de atividades que a OAB/DF, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, promoverá ao longo de outubro em diferentes pontos de grande circulação. “Nosso propósito é espalhar essa mensagem por toda a cidade. Quanto mais informada estiver a população, maiores serão as chances de salvar vidas”, concluiu Nildete.
Acesse a Cartilha “Câncer: dúvidas, mitos e Direitos”
Jornalismo OAB/DF