Podcast da OAB Jovem explora atuação da advocacia iniciante em Tribunais Superiores - OAB DF

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal

Podcast da OAB Jovem explora atuação da advocacia iniciante em Tribunais Superiores

Na última sexta-feira (19/04), a OAB Jovem da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou mais uma edição de seu PodCast, sob o tema “Atuação em Tribunais Superiores e leading cases”. O objetivo foi discutir a experiência dos jovens advogados nos tribunais superiores.

A conversa foi mediada por Débora Dutra, diretora de comunicação da OAB Jovem da OAB/DF, e João Gabriel Ferreira Calzavara, diretor financeiro da OAB Jovem da OAB/DF. O convidado foi Saul Tourinho Leal, advogado e pós-doutor em Direito Constitucional.

Durante o episódio, tratou-se de leading cases, que são decisões capazes de moldar futuros julgamentos, sendo fundamentais para a prática jurídica. Além disso, falaram sobre a atuação nos tribunais superiores, ampliação da visibilidade dos advogados e o reconhecimento de seu trabalho.

O advogado Saul Tourinho Leal observou a necessidade de preparo técnico para uma atuação eficaz nos tribunais. “Há um grande jurista sergipano, Tobias Barreto, que disse: ‘Em Direito, o direito também é o que se sente'. Então, a justiça, quando você se coloca diante desses tribunais de onde emanará uma decisão que iluminará todo o Direito, às vezes para sempre ou pelo menos por toda uma geração, você precisa ter o preparo técnico. Ninguém vai dizer que você não precisa ter o preparo técnico, conhecer a legislação, conhecer o seu processo, mas para além disso, claro, outras doses de habilidades que ornamentam essa atuação.”

Saul ainda ressaltou que “há vários elementos que tornam nossa atuação mais verdadeira” e, claro, sempre se considerando a técnica. Assim, a retórica é uma delas, a história, a sensibilidade, um trato humanista sobre as coisas, uma capacidade de se comunicar bem com as autoridades. É preciso se colocar bem, respeitosa e cordialmente, mas nunca de modo subalterno.

A diretoria de comunicação da OAB Jovem, Débora Dutra, expressou a importância do encontro. “Essa experiência foi verdadeiramente gratificante e inspiradora, isso demonstra o quanto o advogado precisa ler, não apenas sobre Direito, mas também sobre história, cultura e literatura. Certamente, foi um ensinamento muito importante. No entanto, agradeço imensamente em nome de toda a OAB Jovem pelo conhecimento compartilhado.”

Ao final do bate-papo, o diretor financeiro da OAB Jovem da OAB/DF, João Gabriel Ferreira Calzavara, enfatizou a relevância do episódio: “Este podcast vai ser muito útil, porque realmente são muitas lições valiosas para advogados jovens que querem se qualificar e querem ter condição de um dia atuar no leading case com o mesmo nível de brilhantismo do professor Saul.”

Assista à íntegra do Podcast.

Jornalismo OAB/DF