Subseção de Santa Maria recebe palestra do programa da Advocacia Dativa - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Subseção de Santa Maria recebe palestra do programa da Advocacia Dativa

Nesta quinta-feira (02/05), a Subseção de Santa Maria da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) recebeu uma palestra para discutir a atual situação e perspectivas da Advocacia Dativa. O evento focou no sistema de cadastramento para atuação na advocacia dativa, uma iniciativa integrada ao Programa Justiça Mais Perto do Cidadão.

_DSC2796

Na ocasião, foram realizadas vistas nas Varas do Tribunal de Santa Maria, os participantes foram recebidos com entusiasmo pelos diretores e servidores. Após as visitas, a Subseção recebeu uma palestra ministrada aos advogados locais para abordar o objetivo e o sistema de cadastramento no programa da Advocacia Dativa.

O secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, destacou a importância do compromisso da entre a Ordem e Secretaria de Justiça no projeto. “Através dessa colaboração, reafirmamos publicamente o comprometimento do Tribunal de Justiça, da Secretaria de Justiça e da OAB em fazer o programa funcionar. Nosso objetivo é estender esse serviço para atividades consultivas e preventivas, garantindo um atendimento efetivo à população mais necessitada.” 

A secretária de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (SEJUS/DF), Marcela Passamani, observou as vantagens e impactos da advocacia dativa no contexto jurídico e social. “Sabemos que é difícil ter essas experiências no início da nossa carreira. E aqui você tem a possibilidade, na advocacia dativa, de aprender, sendo remunerado, defendendo e atuando. Essa é uma abordagem muito atenta, pois entendemos a importância de impulsionar a economia, aumentar a produtividade e desencadear uma série de reações econômicas em cadeia. Tudo isso reflete o olhar do Estado perante a população.”

Halyston, presidente da Subseção de Santa Maria, afirmou que “o programa é de relevante importância ao auxiliar os advogados (as) iniciantes, aproximando-os (as) das demandas e desenvolvendo seu relacionamento com a sociedade, bem como desenvolvendo novas experiências para o advogado, em cada caso trabalhado. Desta forma, a sociedade e o judiciário ganham, com mais mão de obra qualificada disponibilizada.”

Laynara Maciel, secretária da Subseção, ressaltou a importância do programa para os jovens advogados e para a comunidade de Santa Maria. “A projeto Advocacia Dativa é de suma importância para os advogados iniciantes e para a comunidade de Santa Maria. Com este programa os jovens advogados terão a oportunidade de captar recursos e ainda atuar em defesa das pessoas hipossuficientes, que hoje são assistidas pela Defensoria Pública, que infelizmente não consegue atender todo volume da demanda. A Subseção de Santa Maria agradece o empenho do Governo do Distrito Federal e da OAB-DF para promover este programa tão promissor.”

Roberto de Almeida Migliavacca, secretário-geral adjunto da Subseção Santa Maria, enfatizou que a advocacia dativa é um programa de grande importância para a promoção da justiça e a democratização dos direitos sociais. “O objetivo do programa é atender melhor as demandas da sociedade facilitando o acesso à representação processual, mediante a atuação de jovens advogados e no auxílio junto ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal —  TJDFT, na busca da promoção da justiça, da celeridade processual e de outros princípios constitucionais.”

Cadastramento

Os advogados interessados devem se cadastrar no programa por meio do site: https://justicamaispertodocidadao.sejus.df.gov.br/

Jornalismo OAB/DF