A Seccional Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), realizou nesta quarta-feira (27/11) duas cerimônias para marcar a entrada de 100 novos profissionais na advocacia. Nas solenidades, os novos advogados reafirmaram o compromisso com valores como moralidade, honestidade, lealdade e dignidade profissional, em uma demonstração de responsabilidade com a prática da advocacia.
Na cerimônia da manhã, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., emocionou os presentes ao enfatizar a importância do momento. “É um momento de transição para vocês. Hoje, estão colhendo os frutos de muito esforço e das dificuldades que enfrentaram, mas também dos momentos de alegria. São frutos de noites de estudo, da ansiedade na hora da prova, e, claro, das pessoas que estão aqui hoje prestigiando vocês. Por isso, gostaria de destacar três palavras importantes: lealdade, gratidão e honestidade.”
Já a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, reforçou a importância de reconhecer o apoio recebido ao longo da trajetória. “Agradeçam àqueles que estiveram ao seu lado: pais, mães, familiares, professores. Reconheçam quem fez parte dessa trajetória. Ninguém chega aqui sozinho. Hoje, sintam-se verdadeiramente vitoriosos, porque o mundo lá fora, como disseram o paraninfo e a oradora, pode tentar diminuir sua conquista, mas só vocês sabem os desafios que enfrentaram.”
A oradora da turma, Juliana Vieira, trouxe reflexões sobre vocação e resiliência no exercício da profissão. “Vocação, que vem do latim vocat, significa chamado, convite. Independentemente de como foi sua jornada até aqui, hoje celebramos não apenas o título de advogado, mas o início de uma carreira marcada por desafios e possibilidades infinitas. Que sigamos comprometidos com a ética e a defesa dos princípios democráticos.”
O paraninfo da turma, Renan Muniz Gonçalves, coordenador e chefe de Gabinete Interino na Secretaria de Gestão do SINAPIR do Governo Federal, compartilhou sua trajetória de superação, destacando o valor das decisões para moldar o futuro profissional. “Cada escolha que fazemos hoje molda o futuro que queremos. Vocês foram chamados para a advocacia, e agora cabe a vocês decidirem enfrentá-la com coragem e dedicação. A caminhada não é fácil, mas a recompensa é transformadora.”
Na celebração da tarde, a oradora Anna Clara Amaral descreveu os desafios enfrentados ao longo do caminho, como noites mal dormidas, horas intensas de estudo e renúncias pessoais. Ela frisou que esses momentos foram fundamentais para moldar não apenas os profissionais, mas também os seres humanos que celebravam aquela conquista.
“Hoje comemoramos nossa vitória, honrando o esforço e a compreensão de todos que estiveram ao nosso lado, nos apoiando e acreditando em nós, mesmo quando nós mesmos duvidamos que seria possível,” disse.
Robinson Teixeira, membro do Tribunal de Prerrogativas da OAB/F e paraninfo da turma, enalteceu o papel essencial da advocacia na preservação da democracia e da justiça. “Sem advogados, não há justiça; e sem justiça, a democracia perece. Vocês se tornam guardiões das liberdades individuais, da igualdade de direitos e da legalidade.”
Confirma as fotos das solenidades no Flickr oficial da OAB/DF.
Jornalismo OAB/DF