A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) recebeu 105 novos advogados no quadro da Ordem, em cerimônias realizadas nesta quarta-feira (21/08). Durante a manhã, 52 profissionais prestaram o juramento, enquanto à tarde outros 53 se juntaram à advocacia.
O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., ressaltou que a Ordem está de portas abertas aos novos profissionais. “Sejam bem-vindos e considerem essa Casa como a de vocês. Sintam-se à vontade para participar de tudo o que oferecemos para a advocacia e para a sociedade. Somos uma Casa em que defendemos, antes de tudo, a democracia, então, contem sempre conosco em qualquer hora do dia ou da noite. Sintam-se abraçados e sejam felizes acima de tudo.”
Aos novos advogados, a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, destacou a importância de celebrar as conquistas pessoais. “O desafio que trago para vocês hoje é que sejam generosos consigo mesmos, que olhem toda a trajetória e se orgulhem do caminho percorrido. Isso será essencial para recarregar as energias para o novo capítulo que se inicia.”
Gleice Rocha Cunha Vasconcelos, oradora da turma, falou da importância da advocacia. “Vários são os caminhos e diversas são as possibilidades. Optar pela advocacia é optar por trilhar um caminho dinâmico, no qual os desafios são constantes. Poucas profissões exercem sobre os indivíduos um fascínio tão latente. Refiro-me aqui à paixão e ao sentimento de nobreza que nos revestem quando nos reportamos à profissão que exercemos a partir de agora.”
A paraninfa da turma, Jéssica Matias, professora e pós-graduada em Direito Previdenciário e Processo Civil, encorajou os jovens advogados. “O caminho que vocês escolheram é árduo, mas também é repleto de recompensas. Mentiram quando disseram que advogar é fácil, mas foram sinceros quando disseram que vale a pena. Cada vitória, cada conquista, cada vez que conseguirem fazer justiça será uma lembrança do porquê escolheram essa nobre profissão.”
Na cerimônia da tarde, o secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, falou sobre a responsabilidade que os novos advogados assumirão. “Vocês lidarão com temas caríssimos — família, patrimônio, liberdade — e qualquer erro pode trazer consequências para a vida dessas pessoas. Tenho certeza de que estão preparados, pois passaram por um exame de ordem dificílimo, mas indispensável. Nossa função é bela: defender os direitos das pessoas.”
Durante a solenidade, o orador Roger Silva de Araújo, destacou a natureza viva do Direito. “Nossa jornada até aqui nos revelou que o Direito é um organismo vivo, pulsante, que se adapta e evolui com a sociedade que serve. Como advogados, somos tanto guardiões quanto cultivadores desse organismo. A ética, um dos pilares desse juramento, transcende a mera adesão a códigos de conduta; ela se torna a essência de nossa prática legal.”
Flávia Marcelle Rodrigues Pena, conselheira Seccional (triênio 2022/2024) e ex-presidente da Subseção do Guará da OAB/DF (triênio 2019/2022), paraninfa da tarde, apresentou o trabalho realizado pela Ordem. “Aqui, vocês têm apoio, têm 14 subseções preparadas para vocês. Aproveitem tudo o que a OAB tem a oferecer: prerrogativas, projeto de Residência Jurídica, cursos da ESA, comissões para atuarem. Isso é super importante, pois cria um clima de acolhimento, onde sempre um ajuda o outro. Dúvidas sempre surgirão ao longo do processo, pois cada processo é diferente.”
Veja as fotos das solenidades da manhã e tarde.
Jornalismo OAB/DF