Com foco na inovação, prática jurídica e empreendedorismo, a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou, por meio de duas de suas comissões, o Workshop Digital e Empreendedorismo na Advocacia. A atividade reuniu cerca de 30 participantes, entre advogados, estudantes e profissionais da área de tecnologia.

Idealizado pelas Comissões de Direito Digital e Tecnologias Disruptivas e de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF, o encontro teve como objetivo principal fomentar uma mentalidade empreendedora e de inovação entre os advogados (as), especialmente aqueles em início de carreira ou que desejam se reposicionar.
No evento, a presidente da Comissão de Direito Digital, Isabel Bispo, destacou a importância de acompanhar as mudanças que impactam a advocacia. “Mais do que compartilhar conhecimento, criamos um espaço de transformação. Acredito que o digital e o empreendedorismo são ferramentas reais de liberdade e crescimento na advocacia. Esse evento me mostrou, mais uma vez, que a advocacia do futuro começa agora — e começa com a gente” destacou.
Com uma proposta prática e acessível, o evento abordou temas como posicionamento digital, uso de inteligência artificial, precificação de honorários, gestão de tempo e inovação nos modelos de negócio. O encontro contou com um time diverso de palestrantes, cada um ainda abordando uma perspectiva sobre a advocacia 5.0.
Entre os palestrantes, estiveram Cristina Alves, que falou sobre estruturação de modelos de negócio e inovação nos escritórios; André Sousa, com uma palestra sobre precificação estratégica de honorários; Diana Silva, que apresentou técnicas de vendas e posicionamento; Mariana Cavalcante, com ferramentas digitais para gestão do tempo; Eduardo Rohan, que abordou peticionamento digital e o uso da inteligência artificial no cotidiano jurídico; Isabel Bispo, com dicas sobre presença digital e construção de marca pessoal para advogados (as) e o videomaker e social media, Rodrigo Bispo, que ensinou técnicas simples e eficazes de gravação e edição de conteúdo jurídico com o celular.
O encerramento contou com sorteios de uma mentoria com o palestrante Rodrigo Bispo e um livro sobre a responsabilidade por omissão estatal da palestrante Diana Silva.
Com o sucesso da primeira edição, uma nova já está sendo planejada. “Esse foi só o começo. Queremos ampliar o alcance e oferecer ainda mais conteúdo prático para preparar a advocacia para os desafios e oportunidades da era digital empreendedora”, afirmou Isabel.
Jornalismo OAB/DF
