A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) participou de entrevista à Rádio Justiça para esclarecer o golpe que vem atingindo advogados e clientes, apresentar seus principais tipos e orientar sobre formas de prevenção. Representaram a entidade o diretor de Prerrogativas, Newton Rubens, o conselheiro Seccional Anderson Costa e a vice-diretora Jurídica da FAJ/DF, Patrícia Thury.

Durante a conversa, os convidados alertaram que criminosos têm se passado por advogados ou escritórios para obter informações sigilosas ou induzir vítimas a realizar pagamentos indevidos. Entre as medidas recentes adotadas pela OAB/DF, destacam-se a inclusão de marca d’água em documentos baixados por terceiros e o incentivo à solicitação de sigilo processual para proteger dados sensíveis de clientes.
Na última semana, a Seccional firmou acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) para reforçar a segurança das petições e proteger dados sensíveis como CPF, telefone e endereço , dificultando a atuação de falsos advogados. A nova medida permite que informações sigilosas sejam protocoladas de forma separada e com sigilo reforçado, além de incluir uma tarja que identifica o responsável pelo protocolo, contribuindo para a prevenção de fraudes.
Avanços institucionais

Nesta terça-feira, o presidente da Seccional, Paulo Maurício Siqueira, Poli, também esteve com: o delegado-geral, José Werick de Carvalho; o delegado-geral adjunto Saulo Ribeiro; o diretor do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor); Leonardo de Castro; a diretora da Departamento de Polícia Especializada (DPE), Ana Carolina Litran, e o diretor do Departamento de Polícia Circunscricional, Vicente Paranahiba.
Foi discutida a possibilidade de firmar um termo de cooperação, cujo objetivo é auxiliar nas investigações.
Poli destacou ser importante enfatizar nas comunicações institucionais e entrevistas à imprensa que as vítimas podem realizar a denúncia pelo site da OAB/DF. “A Ordem está avançando nesse trabalho e reforça seu compromisso em combater esse tipo de golpe”, destacou Poli.
Leia mais notícias sobre as ações da OAB/DF nesse tema em reportagens a seguir:
Cresce casos do golpe do “falso advogado” (Rádio Nacional)
OAB-DF e TJDFT implementam medida para proteger dados e combater falso advogado (R7)
OAB-DF e TJDFT mudam regras para proteger dados e combater falsos advogados (DF Record)
Jornalismo OAB/DF
OAB/DF na mídia
