Guia de Gestão Jurídica: OAB/DF lança cartilha com dicas estratégicas para advogados - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Guia de Gestão Jurídica: OAB/DF lança cartilha com dicas estratégicas para advogados

Na noite desta terça-feira (15/10), a Seccional do Distrital Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) lançou a cartilha “Guia de Gestão Jurídica”, desenvolvida pela Comissão de Gestão de Escritórios de Advocacia. A cartilha visa oferecer diretrizes e boas práticas para a gestão eficiente de escritórios de advocacia, com foco na qualificação da prestação de serviços jurídicos e garantir a conformidade com requisitos legais e regulamentares.

Composta por diferentes seções, a cartilha destaca desde o sistema de gestão jurídica até a gestão de equipe, liderança e planejamento, execução e controle. Ela mostra a importância de um sistema de gestão que incorpore o ciclo PDCA (Planejar, Executar, Checar e Agir), além de ferramentas como gestão de risco e auditorias internas para assegurar a qualidade e a conformidade dos serviços prestados.

O Guia foi elaborado por Érika Siqueira; Karen Martensen Abruzzi; Emiliana M. Rodríguez; Amanda Lopes; Felipe Alexandre; Maíra Carvalho; Manuela Simões Falcão e Silvio Barreto.

Durante o lançamento, Érika Siqueira, presidente da Comissão de Gestão de Escritórios, pontuou a importância do material para a advocacia. “A cartilha tem o objetivo de orientar, de maneira ampla e geral, sobre os principais pilares da gestão. Ela aborda requisitos fundamentais que devem ser observados por todos os escritórios de advocacia, independentemente do seu porte. Aproveitem também os vídeos em cada tópico, com dicas essenciais para o dia a dia.”

Além disso, Karen Abruzzi, vice-presidente da Comissão, ressaltou a lacuna existente na formação acadêmica dos advogados quanto à gestão. “Este é um projeto muito importante que foi feito pela comissão para ser um guia para advogados e escritórios que não possuem o conhecimento de gestão jurídica. Pois, infelizmente, não possuímos nenhuma disciplina que nos instrua sobre gerir um escritório e a rotina da advocacia.”*

Emiliana M. Rodríguez, secretária-geral da Comissão, reforçou a relevância da obra. “Esta cartilha de gestão jurídica, por introduzir conceitos que tradicionalmente não fazem parte da formação na área, agregará muito valor ao dia a dia dos advogados e dos demais operadores do direito, tendo, inclusive, o poder de ser um agente transformador da rotina dos escritórios de advocacia. Assim, é uma honra para nossa Comissão entregar esta cartilha e deixar este legado para a advocacia do DF e do Brasil.”

Leia a Cartilha aqui.

Veja as fotos do evento de lançamento.

Jornalismo OAB/DF

Deixe um comentário