Mulheres na Advocacia Pública: OAB/DF promove debate sobre liderança feminina - OAB DF

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal

Mulheres na Advocacia Pública: OAB/DF promove debate sobre liderança feminina

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) promoveu, na última quinta-feira (04/04), o evento “Mulheres na Advocacia Pública”, organizado pela Comissão da Advocacia Pública Federal (CAPF). O encontro reuniu advogadas, especialistas e representantes do setor para debater os desafios, avanços e perspectivas da atuação feminina na área.

Sediado na OAB/DF, o evento contou com painéis e mesas de debate que abordaram temas essenciais, como “Políticas Públicas para a Proteção das Mulheres e Meninas: O Papel da Advocacia Pública” e “Mulheres em Espaços de Liderança Estratégica: Soluções Eficazes para Resultados Urgentes”.

A abertura foi conduzida pelo presidente da OAB/DF, Paulo Maurício, acompanhado por Roberta Queiroz, vice-presidente da OAB/DF; Délio Lins e Silva Jr., diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB; Débora Marinho, advogada da União; Gustavo Alves, presidente da CAPF/OAB-DF; e Alice Amidani, membro da mesma comissão.

Durante sua fala, a diretora da Mulher Advogada, Nildete Santana de Oliveira, destacou importantes conquistas institucionais no enfrentamento à desigualdade de gênero na advocacia. Entre os avanços, citou a transformação da Comissão da Mulher Advogada em uma comissão permanente, a aprovação de um protocolo de prevenção e enfrentamento à violência de gênero no âmbito da OAB, e a criação de um selo de prioridade para julgamento de processos relacionados ao tema.

“O enfrentamento da desigualdade de gênero, da violência e da exclusão social passa, necessariamente, por ações estruturadas e pelo fortalecimento de mecanismos jurídicos que garantam a efetividade dos direitos fundamentais. E nós sabemos: a democracia não se faz sem igualdade entre homens e mulheres. E como essa igualdade ainda não existe, infelizmente, nós precisamos, sim, de políticas públicas que corrijam esse equívoco — esse erro histórico que nos foi imposto por tanto tempo”, afirmou Nildete.

A deputada federal Luciene Cavalcante também participou do debate e ressaltou a importância do engajamento coletivo na defesa dos mandatos populares e na ampliação da presença feminina nos espaços de poder. “Quero aqui reforçar a nossa solidariedade e pedir também o apoio da OAB nessa luta em defesa dos mandatos populares. É fundamental o exercício da advocacia pública para que possamos avançar na igualdade de gênero, racial, de classe, no nosso país. Isso é inegável.”

Luciene reforçou ainda a urgência de garantir a presença das mulheres nas decisões estratégicas do país. “O Brasil tem mais de 51% da sua população composta por mulheres. Só que nós estamos em alguns lugares, e em outros, não. Negar o acesso das mulheres aos espaços públicos é negar direitos fundamentais. É negar a existência plena das mulheres.”

Já Herta Rani Teles Santos, vice-presidente da Comissão da Advocacia Pública Federal (CAPF) e procuradora da Fazenda Nacional, destacou o impacto do evento. “Foi um grande momento, marcado por palestras potentes e debates relevantes para o futuro das mulheres advogadas públicas. Um resumo das propostas do evento será encaminhado à presidência da OAB para nortear os próximos passos da Ordem nesse tema. Tenho certeza de que bons frutos virão desse encontro.”

Confira as fotos do evento.

Assista ao evento na íntegra:

Jornalismo OAB/DF

Deixe um comentário