Em celebração ao Mês da Consciência Negra, a Subseção de Taguatinga da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) lançou na última semana, o projeto “A Escola Vai à OAB”, com o intuito de aproximar a advocacia da comunidade. A estreia do projeto, que foi desenhado pela Comissão de Igualdade Racial da Subseção, e contou com a presença de 70 pessoas, entre alunos de escola pública, professores, advogados e comunidade em geral.

Como primeira atividade, os presentes puderam assistir à palestra “Inteligência Artificial Aliada para um futuro brilhante e antirracista”, ministrada pelo presidente da Comissão de Inteligência Artificial da OAB/DF, Dr. Ulisses Alves. O advogado também ouviu a comunidade e tirou dúvidas sobre a utilização ética das IAs e seus impactos no mundo jurídico e dentro da comunidade.
Para a presidente da Comissão de Igualdade Racial da Subseção de Taguatinga, Débora Ester Henrique Campos, iniciativas como esta são fundamentais para inspirar a nova geração. “Ver os alunos de 12 e 13 anos da rede pública de ensino ,em sua maioria negros e pardos , terem contato com temas de vanguarda, como a Inteligência Artificial é extremamente satisfatório”, conta.
A palestra, de acordo com ela, não apenas despertou a curiosidade dos jovem em relação ao tema. “Reforçou ocompromisso da OAB DF em promover a igualdade de acesso ao conhecimento e a inclusão em áreas cruciais para o desenvolvimento social e profissional de todos, independentemente de sua origem étnica”, destacou.
O projeto
O projeto será realizado durante todo ano no mês de novembro, que é o Mês da Consciência Negra, afim de colocar a sociedade mais próxima da advocacia.
Sobre a importância da ação, a diretora de Igualdade Racial da Subseção de Taguatinga, Dra. Denise Eleuterio, afirmou que “a realização desse projeto dentro da OAB Subseção de Taguatinga foi muito valiosa, a comunidade e a advocacia tiveram uma interação muito grande pois além de ser a casa da Advocacia também pode ser considerada a casa do povo, a partir do momento que atua como um pilar da democracia e da cidadania brasileira.”
A palestra
O Presidente da Comissão de Inteligência Artificial da OAB/DF, Dr. Ulisses Alves, tratou da Inteligência Artificial e sua relação com o universo jurídico, abordando aspectos como os direitos da personalidade, a proteção de dados pessoais e o desenvolvimento individual afetado no contexto dos ambientes digitais.
“Iniciativas como essa abrem caminhos para novas abordagens e fortalecem a aproximação entre a advocacia e a população, em especial aquela mais vulnerável, que é justamente quem mais necessita ter seus direitos efetivamente conhecidos, valorizados e protegidos”, destacou.
O evento contou com a presença do cantor Markinhos, da banda de hip-hop Tropa de Elite, que também se apresentou e do Projeto Trançando Consciência, liderado pela trancista Nair Reis.
Jornalismo OAB/DF
