
A Subseção de Ceilândia da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou, na noite desta segunda-feira (8/4), a cerimônia oficial de posse dos membros das comissões temáticas para o triênio 2024–2027. O evento aconteceu no Teatro Newton Rossi do SESC Ceilândia e na ocasião 136 membros foram empossandos.

Durante a sessão, o presidente da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, reforçou a responsabilidade que cada membro assume. “Ser membro de comissão é assumir responsabilidade. Vocês têm a mesma missão que eu e a presidente Ana Carla: representar a advocacia e fazer a diferença.”
Já o diretor-tesoureiro do CFOAB, Délio Lins e Silva Jr., incentivou os novos membros à dedicação e ao serviço coletivo. “Assumir uma comissão é assumir o compromisso com a advocacia e com a sociedade. Trabalhem muito, pois o trabalho de vocês vai refletir diretamente na vida de quem precisa da nossa atuação.”
O diretor de prerrogativas da OAB/DF, Newton Rubens, que tem longa trajetória em Ceilândia, fez uma reflexão sobre a renovação da advocacia local e a importância de novas lideranças. “Hoje, vejo tantos jovens advogados assumindo responsabilidades e isso me emociona. Ceilândia tem se tornado um exemplo de renovação e força, com novas lideranças que nos inspiram a seguir em frente.”
Em seu discurso, a presidente Ana Carla destacou a importância das comissões como instrumentos de transformação e aproximação com a sociedade. “As comissões são pontes entre o que vivenciamos no exercício da advocacia e o que a população precisa. Elas são espaços de protagonismo e ação efetiva. Hoje estou presidente, mas amanhã pode ser você. Tudo é possível quando se tem vontade de servir.”
O vice-presidente, Deivid Erbert, relembrou sua trajetória iniciada também como membro de comissão e destacou que as comissões são mais que estruturas técnicas. “Elas são ferramentas de engajamento e transformação. Cada novo ciclo traz ideias, energias e propósitos que fortalecem nossa casa.”
O ex-presidente da Subseção e atual vice-presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Leonardo Rabelo, falou do orgulho de ver as novas gerações assumindo o protagonismo. “É um sentimento de avô, no bom sentido: orgulho de ver que a família cresceu, amadureceu e está em boas mãos. Que esta nova safra de advogados continue a brilhar e a transformar nossa subseção.”
Segundo Wilmondes Viana, presidente da Comissão de Celeridade Processual da OAB/DF, “as comissões são os pulmões da OAB. Não entrem achando que é só um cargo. Trabalhar para a Ordem é ter vontade, é gostar de advogado, é fazer pelo outro.”
Márcio Pimenta, diretor de prerrogativas e conselheiro da Subseção, ressaltou o valor das prerrogativas profissionais como instrumentos fundamentais de garantia não somente do exercício da advocacia. “Quando um advogado tem suas prerrogativas violadas, é o direito do cidadão que está sendo comprometido. Somos nós, advogados, que estamos na linha de frente defendendo a sociedade.”
A conselheira Cristiane Escorcio pontuou a importância da valorização da classe e a construção de uma Ordem cada vez mais forte e conectada com a sociedade. “Receber essa missão é mais do que um gesto de confiança. É um chamado ao compromisso com a advocacia, a ética e a construção de uma ordem cada vez mais apurante, forte e conectada com a sociedade.”
Fábio Castro, conselheiro da Subseção de Ceilândia, destacou a importância de manter o legado da subseção e o compromisso com a advocacia. “O Conselho da Subseção tem a missão de continuar o trabalho que foi iniciado e continuar defendendo a sociedade com eficiência e amor. A defesa da advocacia em Ceilândia continua forte.”
Ao final da cerimônia, a presidente Ana Carla homenageou os ex-presidentes da Subseção, o diretor tesoureiro do CFOAB Délio Lins e Silva Jr., e o presidente da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, entregando a cada um broche com a logo de Ceilândia.

Jornalismo OAB/DF