As diretorias da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) lamentam o falecimento do jurista José Afonso da Silva, aos 100 anos, um dos maiores nomes do Direito brasileiro.

Nascido em Buritizal, no interior de Minas Gerais, José Afonso se mudou para São Paulo aos 22 anos, antes mesmo de concluir o ensino primário. Na capital paulista, conciliou o trabalho como alfaiate com os estudos até ingressar, aos 27 anos, na Faculdade de Direito da USP. Ali, trilhou uma carreira acadêmica brilhante, conquistando o título de livre-docente e tornando-se o jurista mais citado na história do Supremo Tribunal Federal.
Sua atuação foi determinante na elaboração da Constituição Federal de 1988, tendo contribuído diretamente para a redação do texto constitucional enquanto assessor convidado da Assembleia Constituinte. Autor de mais de vinte obras, entre elas o clássico Curso de Direito Constitucional Positivo, considerado uma das mais completas referências sobre a Carta Magna, José Afonso se consolidou como uma das maiores autoridades do país no tema. Também se destacou por sua produção diversificada, que inclui o romance Buritizal: A história de Miguelão Capaégua.
A trajetória profissional de José Afonso da Silva foi marcada pela dedicação ao serviço público. Atuou como advogado, oficial de justiça, procurador do Estado de São Paulo e ocupou importantes funções administrativas, como chefe de gabinete da Secretaria do Interior, assessor da Secretaria de Segurança e secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado.
No âmbito acadêmico, foi livre-docente pela USP e pela UFMG, além de professor titular do Departamento de Direito Econômico e Financeiro da USP. Lecionou ainda no Centro Universitário Padre Anchieta, em Jundiaí, contribuindo para a formação de gerações de juristas.
Neste momento difícil e delicado, a OAB/DF e a CAADF se solidarizam com os familiares e amigos, aos quais desejam força, coragem e união.
Diretoria da OAB/DF
Diretoria da CAADF
