No último sábado (12/04), o primeiro Campeonato de Futebol Feminino da advocacia do DF entrou para a história do Clube da Advocacia do Distrito Federal. A manhã foi marcada por emoção nas arquibancadas e pela representatividade das mulheres, valorizada no desempenho da equipe “Sem Recurso”, que sagrou-se campeã da competição.

O segundo lugar ficou com a equipe “Habeas Gols”, que disputou essa final de modo equilibrado, jogando em alto nível. O terceiro lugar foi conquistado pela equipe “Sentença Final”, enquanto a equipe “Gol Doloso” fechou a disputa na quarta colocação.

Um duelo de gigantes
Com um ritmo intenso do início ao fim, a partida entre “Sem Recurso” e “Habeas Gols” empolgou o público presente no Clube da Advocacia. O placar era apertado, de 2 a 1 durante boa parte do jogo. E a equipe campeã se sobressaiu o final, garantindo a vitória com um terceiro gol nos minutos finais. Fechou em 3 a 1.

Destaques e homenagens
Além do título coletivo, o campeonato também consagrou a advogada Érica Sheila Santos como a grande artilheira da competição. Habilidosa, ela foi peça fundamental na conquista do título e recebeu o troféu de goleadora com muita emoção.

O técnico Ricardo Ribas também recebeu reconhecimento por seu trabalho à frente da equipe, sendo apontado como figura essencial na preparação das atletas e na consolidação do futebol feminino na advocacia.
Cerimônia de premiação
O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Délio Lins e Silva Jr., celebrou a realização do campeonato e parabenizou todas as atletas: “O que importa aqui não é quem ganhou ou perdeu, mas o fato de termos construído, juntos, um belo campeonato. Que seja o primeiro de muitos. Este clube está se transformando, e isso é graças a vocês. Parabéns, a todas que participaram — foi um espetáculo!”
A diretora-tesoureira da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Raquel Cândido, reforçou o apoio da Seccional ao futebol feminino. “Vamos seguir fazendo o máximo para apoiar ainda mais essa modalidade. Já estamos com ideias para ampliar o grupo e fortalecer a presença das mulheres no esporte. Vocês deram um show, em campo e fora dele. Parabéns!”
Para a presidente da CAADF, Lenda Tariana, a conquista vai além do futebol. “Eu queria reconhecer o quanto esses movimentos são importantes. É que a gente não está falando só de futebol, de um esporte; está falando de construção de histórias, de união de famílias, de pessoas. Vejo maridos apoiando mulheres que estão ali no futebol, com as crianças, já olhando para essas mulheres tão fortes. Quando uma mulher está aqui, jogando futebol, ela não está sozinha. Ela abdicou muito para estar aqui. Eu sei o quanto esse campeonato foi suado para vocês. Então, parabéns! Contem com a Caixa. Estou buscando recursos para entregar o máximo a vocês.”
Nylmara Soares, presidente do Clube da Advocacia, destacou a importância do campeonato. “O campeonato trouxe maior visibilidade às atletas, aos treinos e ao futebol feminino como um todo. Essa visibilidade é essencial para fomentar o esporte dentro da advocacia, promovendo não só a prática esportiva, mas também o bem-estar físico, a saúde mental e o fortalecimento de laços entre colegas. O futebol feminino é apaixonante e, quando aliado à união da advocacia, torna-se ainda mais especial.”

O vice-presidente do clube, Gustavo Suhet, também ressaltou a importância da colaboração. “É uma satisfação enorme termos conseguido tirar do papel esse primeiro campeonato. Essa tabelinha para tentar sair esse campeonato já vinha aí de uns três ou quatro anos. Agradeço às capitãs, em nome de todos os times, a Érica, a Sâmyla, a Thaís e a Laura, que se doaram muito. Porque a gente aqui faz o mais fácil, que é organizar o formato do campeonato, mas sem vocês não teria saído do papel, então muito obrigado pela disposição de todas.”
Para a secretária-geral adjunta do Clube da Advocacia, Laura Veloso, a realização do primeiro Campeonato de Futebol Feminino da advocacia vai muito além do campo. “Era um sonho de oito anos. E hoje conseguimos realizá-lo. Este é o nosso primeiro campeonato feminino e representa uma conquista enorme. Obrigada a todas que tornaram isso possível.”
Próximas edições
Diante do sucesso do torneio, a diretoria do clube já planeja a próxima edição do confronto esportivo para 2026. A intenção é fortalecer ainda mais o futebol feminino na advocacia e proporcionar novas experiências para todas as atletas envolvidas.
Jornalismo OAB/DF